DestaquesFilmesHome Nível 1Séries, Filmes e programas TV

Oppenheimer: a história por trás da bomba atômica, curiosidades sobre a produção e os Oscars

Oppenheimer é um filme dirigido pelo britânico Christopher Nolan e conta a história de J. Robert Oppenheimer, um renomado físico responsável pela criação da primeira bomba atômica, junto com uma equipe de brilhantes cientistas que ele reuniu – ao longo da produção vamos ouvir nomes que estamos acostumados a ver nos livros didáticos como Albert Einstein e Niels Bohr.  

O drama biográfico é baseado no livro vencedor do prêmio PulitzerPrometeu Americano: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer, escrito por Kai Bird e Martin J. Sherwin, lançado em 2005.

Elenco

  • Cillian Murphy interpreta J. Robert Oppenheimer, físico estadunidense líder do Projeto Manhattan.
  • Robert Downey Jr. dá vida a Lewis Strauss, figura importante no desenvolvimento de armas nucleares, que será um dos idealizados do projeto, mas que depois da guerra entrará em choque com Oppenheimer movido por suas ambições políticas;
  • Matt Damon interpreta o tenente-general Leslie Groves, responsável pela direção do Projeto Manhattan.
  • Florence Pugh vive Jean Tatlock, jornalista e ex-namorada de Oppenheimer, conhecida por sua ligação com o Partido Comunista. Sofre de depressão e terá um fim trágico.
  • Emily Blunt interpreta Kitty Oppenheimer, esposa de Oppenheimer, militante política e mãe de seus 2 filhos. Irá morar com ele na cidade criada para a realização das pesquisas e estará ao lado dele no pós-guerra.
  • Benny Safdie representa Edward Teller, físico húngaro-americano que defendia pesquisas sobre a bomba de hidrogênio. Será um dos opositores de Oppenheimer, pois acredita que as pesquisas com a bomba H, muito mais letal, deveriam ter sido priorizadas.

Com 3 horas de duração, a narrativa foca no papal central do físico na corrida do governo dos Estados Unidos pelo desenvolvimento da arma antes de nazistas e russos, ao mesmo tempo que apresenta informações sobre as amizades, os amores, a família, o amor dele pela ciência e os estudos, as disputas entre cientistas e o debate em torno do uso da ciência para criação de uma arma tão impactante. Oppenheimer foi nomeado diretor científico do Projeto Manhattan, que reuniu os mais brilhantes cientistas norte-americanos e britânicos.

Los Álamos

Em 1943, o físico escolheu o planalto de Los Alamos, uma região desértica no Novo México, para ser o laboratório da operação. O governo ergueu uma espécie de cidade para condução das pesquisas e testes. Finalmente, em 16 de julho de 1945, ocorreu a primeira explosão nuclear, comprovando o seu poder destrutivo, antes das bombas serem lançadas efetivamente contra o Japão. A experiência foi chamada de Trinity. Hoje, o Laboratório Nacional de Los Alamos ainda serve como centro de estudos da Administração Nacional de Segurança Nuclear e existem dependências da cidade criada na década de 40 abertas para visitação.

De criador da bomba à espião russo

Após a explosão da bomba e o fim da Segunda Guerra Mundial, Oppenheimer passou a ser fortemente questionado por seu envolvimento e simpatia pelo comunismo. Figuras importantes do governo dos EUA o acusaram de ser um “espião soviético”, e, em 1954, uma audiência resultou na revogação de seu certificado de segurança. Suas ligações anteriores com a esquerda fizeram com que ele fosse constantemente investigado pelo FBI e pelo departamento de segurança do próprio projeto, pois participava de grupos que discutiam sobre o comunismo e se opunham ao desenvolvimento da bomba. Além disso, ele havia feito doações para a esquerda espanhola. Enquanto sua contribuição foi útil, Oppenheimer foi tolerado, mas, assim que o objetivo foi alcançado, tornou-se alvo de perseguições, lideradas, principalmente, por Lewis Strauss.

Cinco Curiosidades sobre o Filme

  1. Autenticidade histórica : o filme recriou a explosão da bomba nuclear Trinity sem o uso de CGI, utilizando efeitos práticos para maior impacto visual.
  2. Primeiro filme em IMAX preto e branco: algumas cenas foram gravadas com câmeras IMAX em preto e branco, algo nunca feito antes na história do cinema.
  3. Cillian Murphy perdeu peso para o papel : para se aproximar da aparência magra de Oppenheimer, Murphy reduziu sua dieta drasticamente.
  4. Estudos sobre física nuclear: o elenco recebeu orientação científica para compreender conceitos de física quântica e nuclear antes das filmagens.
  5. A trilha sonora original baseada em violinos: a trilha, criada por Ludwig Göransson, é feita principalmente de violinos, piano e harpas. Ele contou com a participação de sua esposa, a violinista Selena Göransson

Destaque do Oscar 2024

Com sete estatuetas, Oppenheimer foi o grande vencedor do Oscar 2024 e arrebatou os prêmios nas seguintes categorias:

  • Melhor Filme
  • Melhor Ator – Cillian Murphy
  • Melhor Direção – Christopher Nolan
  • Melhor Ator Coadjuvante – Robert Downey Jr.
  • Melhor Montagem
  • Melhor Direção de Fotografia
  • Melhor Trilha Sonora Original

Leia também: Barbie: 4 temas tratados no filme estrelado por Margot Robbie

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo