Instituto Brasil Orgânico (IBO) terá fórum sobre mercado e consumo de orgânicos na BIO BRAZIL FAIR E NATURALTECH 2025

Parceiro técnico do evento, IBO fará três painéis abordando o papel da produção agroecológica no mercado, saúde humana e na culinária
O Instituto Brasil Orgânico (IBO) promoverá um fórum com três painéis sobre o mercado e o consumo de orgânicos durante a BIO BRAZIL FAIR E NATURALTECH 2025, principal evento de produtos naturais e orgânicos da América Latina, que será realizado entre os dias 11 e 14 de junho em São Paulo. O IBO é parceiro do evento e o responsável por todas as palestras técnicas das feiras. A BIO BRAZIL FAIR E NATURALTECH 2025 reúne as principais marcas, profissionais e atrações que movimentam a economia do setor.
Todos os três painéis serão realizados no dia 11 de junho. O primeiro debaterá os alimentos orgânicos no Brasil e no mundo. Serão discutidos o tamanho do mercado e as perspectivas de crescimento do setor. Um segundo painel será centrado na relação entre alimentos orgânicos e saúde, uma discussão relevante para entender o papel da produção e consumo de produtos agroecológicos na melhoria do bem-estar das pessoas, além do enfrentamento aos desafios climáticos e diminuição de desperdício. O último painel vai debater os alimentos orgânicos e a culinária, com foco nos desafios para a criação e manutenção de cardápios orgânicos nas empresas, com fornecimento e ampliação da oferta para restaurantes, entre outros temas.

O presidente do IBO, José Pedro Santiago, diz que os painéis dão conta das principais discussões do setor na atualidade e podem fornecer ferramentas para a tomada de ações e na formulação de políticas públicas. “O fundamental é entender como o consumo de produtos orgânicos e de base agroecológica pode ser mais acessível para todos”.
O fórum vai ao encontro do papel do IBO como zelador da produção orgânica. O instituto tem membros representantes de todos os setores do movimento, com reconhecida história de contribuição para o fortalecimento da produção orgânica. Além disso, o Instituto acompanha e assessora a elaboração e implementação de marcos legais e políticas públicas, fundamentais para o desenvolvimento do setor.
O IBO também contará com um stand na Feira, onde os visitantes poderão conhecer o trabalho do Instituto Brasil Orgânico e saber de um grande acontecimento a ser realizado em março de 2026, promovido pelo Instituto. “Trata-se do Congresso Técnico-Científico de Agricultura Orgânica, que reunirá e mostrará aos produtores rurais e consultores as mais recentes conquistas da pesquisa no Brasil para aumentar a produtividade e reduzir custos de produção”, diz Santiago.
A BIO BRAZIL FAIR E NATURALTECH 2025 receberá visitantes de todos os estados do Brasil e de 15 países, entre varejistas, profissionais da saúde, empresários, produtores, cooperativas, associações e autoridades do setor.
O movimento orgânico vem incentivando, apoiando e promovendo técnicas de produção orgânica que aumentem a produtividade e reduzam custos de produção. Na comercialização dos produtos, reforça os princípios do comércio justo, dos circuitos curtos de consumo, da econômica circular e da sustentabilidade ambiental, social e econômica.
SERVIÇO:
BIO BRAZIL FAIR E NATURALTECH 2025
De 11/06 a 14/06/2025
Local: Distrito Anhembi
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo – SP
FÓRUM IBO NA BIO BRAZIL FAIR E NATURALTECH
Dia 11/06/2025
PAINEL 1: Alimentos Orgânicos no Brasil e no Mundo (11h-12h20)
Participantes:
– Ricardo Cerveira, engenheiro agrônomo e consultor agropecuário.
– Anette Jorry,Professora titular em Genética Vegetal na Unicamp, doutora em Biologia Celular e Molecular pela Université Paris-Sud XI, atua em genética molecular e diversidade genética de plantas.
– Rogério Dias, engenheiro agrônomo e conselheiro do Instituto.
– Evelyn Miranda, engenheira Florestal e Mestre em Agricultura Orgânica, representando a IFOAM (FederaçãoInternacional dos Movimentos de Agricultura Orgânica).
José Pedro Santiago, presidente do IBO (mediação).
PAINEL 2: Alimentos Orgânicos e Saúde (12h20-13h40)
Participantes:
– Daniel Cady, nutricionista, especialistaemnutriçãofuncional.
– Valéria Paschoal, nutricionista, mestre em Nutrição e Pediatria pela UNIFESP, diretora da VP Consultoria Nutricional, referência em Nutrição Funcional no Brasil.
– Giuseppina Pereira Lima, profesora Titular emBioquímica Vegetal da UniversidadeEstadualPaulista Júlio de Mesquita Filho.
Karina David, diretora Sul do IBO (mediação).
PAINEL 3: Alimentos Orgânicos na Culinária (13h40-15h00)
Participantes:
– Neka Mena Barreto, nutricionista, chef de cozinha, fundadora da NekaGastronomia.
– Daniele Custódio, membro do Programa Frente Alimenta.
– Luciana Rocha,educadora física, especialista em nutrição esportiva e bioquímica de alimentos, fundadora da WellBe, empresa de alimentação funcional para eventos.
Rachel Soraggi, diretora Sudeste do IBO (mediação).
SOBRE O INSTITUTO BRASIL ORGÂNICO (IBO)
Criado em 2019 para representar, promover, proteger e incentivar o movimento orgânico brasileiro, o IBO tem a missão de envolver os diversos segmentos do setor para fortalecer a produção, a oferta e a comercialização com garantia de qualidade para o consumidor.
O Instituto é o porta-voz de informações, notícias e difusão tecnológica sobre a produção orgânica, atento à saúde das pessoas e à sustentabilidade do planeta.
Além disso, o IBO atua na promoção e incentivo a campanhas e projetos educativos que demonstrem a contribuição dos produtos orgânicos para a saúde, segurança e soberania alimentar da população.
Contato:
Virgínia Knabben – Tel. (11) 98116-2684/ [email protected]
Leia também: Bio Brazil Fair e Naturaltech anunciam destaques da programação da edição 2025